quarta-feira, 20 de maio de 2020

Cloroquina ou tubaína?



Tubaína ou cloroquina?

Durante muitos anos da minha vida, eu achei que fosse de direita, me entendia conservadora e achava que o Capitalismo era ruim, mas que a história tinha provado que os outros regimes eram piores, pelo menos tínhamos liberdade, era minha certeza.
Depois de um tempo percebi que as máximas: “tenho que levar vantagem em tudo”, “tempo é dinheiro” e “pagando bem que mal tem?”. Nos levaram a uma sociedade capitalista de exceção, cruel e doente, onde a meritocracia só existia pra quem tinha nascido com o nome certo, no lugar certo. Nossa liberdade, realmente não existia. Poderíamos ser quem quiséssemos, desde que dentro de um modelo escolhido por uma parcela bem pequena da população, denominada como família tradicional e pessoas do bem.
Hoje, não sei mais o que eu sou, acho o Capitalismo bom, nos traz liberdade e criatividade para agirmos, mas gosto da idéia Socialista de um mundo mais igualitário, um mundo onde seres humanos não teriam mais que viver em situações de extrema pobreza.
E então, chegamos nesse momento, uma desordem mundial que tem nos tirado o ar e nos deixado com a certeza que as melhores coisas que conquistamos, não são penhoráveis, não podem ser trocadas por nenhum (vil) metal, o dinheiro, não vale tanto assim, como nos ensinaram.
E meu posicionamento mais uma vez é repensado, me questiono sem ainda chegar a uma conclusão.
Mas então... Ligo a TV e vejo esse senhor, democraticamente eleito para tomar a frente de uma nação, tão maravilhosa como a nossa,  responsabilizando governadores e prefeitos por uma crise que na verdade não é culpa de ninguém, perseguindo estudantes, cientistas e artistas; lavando suas mãos, sem ter ao menos um rascunho de plano para tentar gerar essa crise, e o pior, fazendo piadas sobre a escolha de tratamento para essa pandemia tão séria, que tem levado tantos dos nossos.
Respiro fundo,  e minhas dúvidas se vão no mesmo instante, já tenho uma posição, eu tenho uma certeza.
Se o senhor é cloroquina, com certeza vou escolher me esbaldar de tubaína!
Agora me sinto plena.




Um comentário:

Adorei sua participação. Assim que tiver um tempinho livre entre um drama e outro, envio resposta. bjs