segunda-feira, 21 de maio de 2012

21052012 - SEGUNDA - DIA DE REFLEXÃO

No final de semana, recebi uma amiga em casa, e como não poderia deixar de acontecer, filosofamos um pouquinho (coisa de gente que já usa óculos de leitura). 
Conversamos sobre escolhas, arrependimentos, resultados, erros e acertos... então ela tirou da bolsa um pedacinho de jornal, já todo gasto e até meio puído pelo dobra e desdobra, e lê um texto da Danuza Leão sobre o tema.
Amo a Danuza, adoro como ela escreve. 
No texto ela fala dos "ses", e se não tivesse feito isso, e se tivesse feito aquilo??  Abrindo o leque de variáveis, mas dirigindo mais o texto na possibilidade dela ter conseguido durante a vida ter feito escolhas acertadas "full time". Ter largado mais rápido aquele cara que fazia mal... Ter ficado por mais tempo com aquele que tratava tão bem... Não ter bebido aquela última dose que deixou imprestável no dia seguinte... Ter recusado aquele emprego..
E assim vai, até que ela conclui, entre tropeços,  que prefere pensar que se não tivesse feito, estaria hoje super arrependida por não ter tentado.
Concordo com ela em gênero, número e grau. A gente se arrepende do que deixou de fazer muito mais, do que daquilo que fez.
Mas eu ainda tenho algumas palavras...
Existem dois tipos de escolhas que a gente faz na vida: a passional e a racional.
A passional é a escolha que a gente faz sem pensar, decide pelo momento, pela pele... pela PAIXÃO. 
A gente só pensa depois, só pesa e faz a análise de riscos depois que a casa já caiu!
A racional, é a que a gente pensa antes, levanta todos os prós e contras, pesa o que mais nos convém, decide pela RAZÃO, com uma certa calma e apreciação.
Qual é a certa?? Acho que não existe, não é mesmo? Algumas decisões se não fossem pela paixão jamais aconteceriam e outras... ainda bem que entra a razão.
Vocês acham que o Corinthians teria tantos torcedores, se a escolha fosse feita pela razão?!?!? Lógico que não e nem seriam tão envolvidos!
E independente da forma como fazemos nossas escolhas, mesmo que tenhamos pensado, pesado, questionado, ponderado... Nem tudo vai ser sempre só alegria! Falo pros meus filhos que qualquer que seja a escolha algum preço vamos ter que pagar, basta escolher alguma que possamos pagar com mais facilidade, odeio dever!
Mas do tema, o mais importante pra mim, é saber que são nossas escolhas que vão dando forma e lapidando no que vamos nos transformando.
Então, quando olhamos pra trás questionando nossos caminhos, precisamos enxergar primeiro no que nos tornamos, e o que, nesse caos que é o ser humano,  gostaríamos que fosse diferente, para que direcionássemos melhor nossas  próximas escolhas.
Se "ao se olhar", você não gostar do que vê... Simples... Change your choices... cambia sus opciones... modifier vos choix... mutare electiones... Mude suas escolhas!! E seja melhor pelo menos pra você!
Mas por favor, a escolha do time, do amor, da religião, podem ser por paixão, mas escolher o prefeito, deputado , vereador... Tem que ter uso da razão!!!!! Affff!! Falei!
Por isso que viver é sempre a melhor opção! A cada dia podemos reescrever nossa história escolhendo caminhos diferentes, firmando alguns antigos, reestruturando tantos outros, e mesmo as coisas que acontecem que não temos controle algum, podemos escolher como passar e como sobreviver a elas!!
Portanto, nesta segunda feira desejo a vocês: 
BOAS ESCOLHAS!!!!

Um comentário:

Adorei sua participação. Assim que tiver um tempinho livre entre um drama e outro, envio resposta. bjs